X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Detalhe do Acervo: Manilhas da Olaria Esperança – Portão Paraná

['Manilhas da Olaria Esperança – Portão Paraná]
Autor: José Carraro
Titulo: Manilhas da Olaria Esperança – Portão Paraná
Data da foto: 07/11/2025
Categoria: Outras Descobertas
Sub-Categoria: N/A

Identificação de estruturas encontradas em 05/2014 em pequeno curso de água por onde passou a Linha de Reforço da Casa da Bomba. Em caminhada realizada em 11/2025, encontrei novamente as estruturas.

São pedras de granito cortadas e que serviram de base para a sustentação do cano da adutora, assentada sobre um pequeno curso de água. No leito do pequeno córrego, estão depositadas três manilhas de cerâmica, as quais deduzo, foram utilizadas para canalizar a água do córrego, o que evitaria o assoreamento do barranco onde estava a linha de cano em ferro fundido.

Outra informação que estava na foto de 2014 e que só descobri agora em 2025: o leito do córrego foi calçado com tijolos para servir de base para as manilhas, evitando erosão pelo fluxo da água.

 

Na época da descoberta em 2014, mostrei as fotos das manilhas para o Sr. José Rocha de Barros (Seu Zézinho), já falecido e que morou e trabalhou nos Mananciais da Serra. Comentei com ele sobre o local onde eu havia encontrado as manilhas. Ele desconhecia a origem das peças cerâmicas, pois não havia nenhuma adutora passando por lá. Como Seu Zezinho chegou nos mananciais depois de 1945 (ano da desativação da Casa da Bomba e da linha de reforço), ele desconhecia a origem e existência das manilhas naquele local.

 

Agora em 2025, analisando as manilhas com mais cuidado verifiquei inscrições nas peças, que indicam a olaria onde foram fabricadas. As peças encontradas tem a seguinte gravação em baixo relevo: FABRICA DE MANILHAS DE FRANCISCO KLEMTZ – PORTÃO – PARANÁ.

 

Pesquisando no Google encontrei a origem das manilhas: trata-se da Olaria Esperança, de Francisco Klemtz, emigrante alemão que chegou em Curitiba em 1887. A olaria ficava na região do atual bairro Fazendinha. A chaminé da olaria ainda existe como parte do patrimônio histórico de Curitiba e está localizada na Rua Dionira Moletta Klemtz 194, bairro Fazendinha.

 

Em 1925, quando a Linha de Reforço da Casa da Bomba foi implantada, a Olaria Esperança estava em operação. Nas fotos adicionais, duas imagens históricas da olaria de Francisco Klemtz.

 

Localização: S 25°29’25 - W 48°59’28 – Altitude:  938 metros.

Veja mais imagens.
Veja também um vídeo.