Enquanto estava submersa, não era possível imaginar os segredos que a Casa da Bomba guardava. Sem dispor de documentos da época da construção para vislumbrar os detalhes, somente o recuo das águas haveria de proporcionar o registro desta intrincada construção.
Nas conversas com o Sr. José Rocha de Barros (já falecido), Seu Zézinho como era conhecido e que morou e trabalhou nos Mananciais da Serra, me confidenciou que no interior da chaminé existia uma escada que permitia ir até o topo da chaminé. Segundo Seu Zézinho, a escada poderia ser utilizada para a limpeza interna da chaminé. Na época achei o relato um pouco exagerado ou como uma lenda entre os locais, pois quando Seu Zézinho foi para os mananciais em 1965, a Casa da Bomba já havia sido demolida.
Na foto principal um fosso logo abaixo da chaminé e nas fotos adicionais mais detalhes desse fosso, que possivelmente dava acesso para o interior da chaminé.
Nas outras fotos, mais locais indicando que abaixo do local onde o Locomóvel ficava fixado, havia uma pequena galeria, cuja finalidade não foi possível entender.
Localização: S 25°28'38'' W 49°00'02'' - Altitude: 903 metros.